Autorização Prévia

Consiste na análise da solicitação de determinados procedimentos em saúde.

Durante a análise, nossos médicos auditores trabalham para preservar a saúde do beneficiário, evitando a realização de procedimentos irregulares ou contraindicados e/ou a utilização de materiais inadequados.

Atualmente, em função da pandemia COVID-19, as autorizações prévias concedidas, tem validade de 180 dias.

0

Imediato

Urgência e Emergência 

Atendimento de urgência ou emergência, quando caracterizado pelo Médico Assistente (profissional que está atendendo o beneficiário), deve ser tratado de forma imediata.
Apresente no estabelecimento médico o cartão vigente e um documento oficial com foto, não sendo necessário aguardar qualquer senha de Autorização Prévia.

3

Dias Úteis

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial.

Exemplo: Dímero D (exame só autorizado conforme diretriz de utilização, veja mais detalhes na tabela abaixo).

10

Dias Úteis

Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial.

Exemplo: Quimioterapia; Consultas de fisioterapia (ex: pilates); Programa de Atenção Domiciliar (Home Care).

21

Dias Úteis

Procedimentos de Alta Complexidade - PAC e Atendimento em Regime de Internação Eletiva

PAC – procedimento de alta complexidade – listados no anexo I na Resolução Normativa ANS – RN 465 – Exemplo: angioplastia.

Atendimento em Regime de Internação Eletiva: É aquele procedimento programado, que não é considerado de urgência e o médico agenda o dia e o horário para sua realização.

Os procedimentos classificados como urgência/emergência pelo médico do paciente não necessitam de autorização prévia e devem ser efetuados imediatamente.

Solicitação Médica

No sistema exclusivo do credenciado - Autorizador Web, a clínica médica efetua a solicitação.

Análise Auditoria

Dentro do prazo estabelecido pela ANS, o médico auditor analisa a solicitação e se comunica diretamente com o estabelecimento médico.

O status da análise pode ser consultado na Central de Atendimento do Saúde CAIXA.

0800 095 6094

Agendamento

Após o resultado da análise, o beneficiário entra em contato com o estabelecimento médico e agenda a data do procedimento.

30

Dias

Reembolso de Procedimento. 

Quando o procedimento é efetuado por meio de reembolso, o crédito é efetuado em até 30 dias, contados a partir da entrega da documentação completa.

Lista de Procedimentos

A busca contém informações preliminares sobre a necessidade de solicitação de autorização prévia em caráter eletivo (procedimentos agendados), tem caráter informativo e não substitui a análise da documentação pertinente ao seu tratamento pela Auditoria Médica;
A necessidade ou não de autorização depende do conjunto de códigos do tratamento

  • A busca contém informações preliminares sobre a necessidade de solicitação de autorização prévia em caráter eletivo (procedimentos agendados), tem caráter informativo e não substitui a análise da documentação pertinente ao seu tratamento pela Auditoria Médica. A necessidade ou não de autorização depende do conjunto de códigos do tratamento. Visualize aqui a lista de documentação mínima obrigatória, para análise.
  • Procedimentos em regime HOSPITALAR eletivo (paciente com agendamento para ser internado, por exemplo, para qualquer cirurgia) ou DOMICILIAR necessitam de autorização, mesmo que na tabela não indique a necessidade de liberação prévia no código/serviço principal;
  • Atendimentos de urgência/emergência definido pelo médico assistente não necessita aguardar a autorização para iniciar o atendimentoleia mais;
  • Os prazos máximos são estabelecidos pela ANS, nossa auditoria trabalha para liberar com prazos menores.
  • Pesquisa por código ou nome completo do procedimento disponíveis na solicitação do profissional
Visualize aqui a lista de documentação mínima obrigatória, para análise inicial da Auditoria Médica
O carregamento dos dados pode ser incompatível com Internet Explorer.

Outros Serviços – Prazos de atendimento