Autorização Prévia

Consiste na análise da solicitação de determinados procedimentos em saúde.​ Durante a análise, nossos médicos auditores trabalham para preservar a saúde do beneficiário, evitando a realização de procedimentos irregulares ou contraindicados e/ou a utilização de materiais inadequados.


Atualmente, em função da pandemia COVID-19, as autorizações prévias concedidas, tem validade de 180 dias.

Como solicitar Autorização Prévia​

  1. Solicitação Médica – entregue o pedido e outros documentos conforme o caso, direto onde irá realizar o procedimento. Exemplo: envie a solicitação para ressonância magnética à clínica de imagem onde será feito o exame. No sistema exclusivo do credenciado, a clínica médica efetua a solicitação.
  2. Análise Auditoria – Dentro do prazo estabelecido pela ANS, o médico auditor analisa a solicitação e se comunica diretamente com o estabelecimento médico. O status da análise pode ser consultado em qualquer canal na Central de Atendimento.
  3. Agendamento – Após o resultado da análise, entre em contato com o estabelecimento médico e agende a data do procedimento.

Conheça os prazos de Garantia de Atendimento​

Imediato

Urgência/Emergência

Quando caracterizado pelo Médico Assistente (profissional que está atendendo o beneficiário), deve ser tratado de forma imediata. Apresente no atendimento o cartão vigente e um documento oficial com foto

Em até 3 dias úteis

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial

Exemplo: Exame de sangue “Dímero D”.

Em até 10 dias úteis

Serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial

Exemplos: Quimioterapia, Pilates, Programa de Atenção Domiciliar (Home Care).

Em até 21 dias úteis

Procedimentos de Alta Complexidade e Regime de Internação Eletiva

– Procedimentos de alta complexidade possuem geralmente materiais especiais. Exemplo: angioplastia.
– Internação Eletiva: procedimento com internação, quando o médico agenda o dia para realização.

Em até 30 dias

Reembolso

O crédito é efetuado em até 30 dias, contados a partir da entrega da documentação completa.

O que você quer fazer?

Solicitação

Quando usar

No Fale Conosco – SAC  você pode obter informações, tirar dúvidas, enviar documentos ou solicitar qualquer serviço do Saúde CAIXA.

Caso prefira, temos outros canais de atendimento, todos disponíveis 24 horas, 7 dias por semana:

Reclamação

Quando usar

Se você já abriu a solicitação e recebeu o protocolo de atendimento, mas não teve retorno no prazo informado, não ficou satisfeito ou não concorda com a resposta recebida, manifeste sua insatisfação utilizando o canal de Reclamação – o Reclame Saúde CAIXA.

Todos os canais do Saúde CAIXA estão disponíveis para receber sua reclamação:

  • Preencha o formulário de reclamação – o Reclame Saúde CAIXA
  • Telefone 0800 095 6094 – o atendente irá preencher o formulário por você
  • Converse via Chat on-line – o atendente irá preencher o formulário por você
  • Inicie uma conversa no WhatsApp – o atendente irá preencher o formulário por você

O prazo de resposta é em até 05 (cinco) dias úteis e sua manifestação será analisada por um empregado CAIXA. Por gentileza, aguarde a resposta por e-mail.

Sugestão

Quando usar

Sugira alguma ideia ou proposta de melhoria:

Elogio

Quando usar

Expresse se você ficou satisfeito com um atendimento, serviço ou solução do Saúde CAIXA:

Consulte a tabela de procedimentos e eventos em saúde

  • A busca contém informações preliminares sobre a necessidade de solicitação de autorização prévia em caráter eletivo (procedimentos agendados), tem caráter informativo e não substitui a análise da documentação pertinente ao seu tratamento pela Auditoria Médica.
  • Procedimentos em regime HOSPITALAR eletivo (paciente com agendamento para ser internado, por exemplo, para qualquer cirurgia) ou DOMICILIAR necessitam de autorização, mesmo que na tabela não indique a necessidade de liberação prévia no código/serviço principal;

A necessidade ou não de autorização depende do conjunto de códigos do tratamento;  Visualize aqui a lista de documentação mínima obrigatória, para análise.

Pesquise por código ou nome completo do procedimento disponíveis na solicitação do profissional:

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