O Saúde CAIXA é um benefício essencial para os empregados e aposentados da CAIXA e seus dependentes, garantindo acesso a uma ampla cobertura e uma rede credenciada qualificada, garantindo acesso a cuidados de saúde com qualidade e eficiência. Para que esse benefício continue sustentável e disponível para todos, é essencial que cada beneficiário utilize o plano de forma consciente e responsável. O uso racional dos serviços contribui para o equilíbrio financeiro do plano, evita desperdícios e garante a longevidade do Saúde CAIXA. Confira abaixo as principais dicas para fazer o melhor uso do seu plano!
Como utilizar o plano de saúde de forma consciente?
Utilize o plano com responsabilidade. Agende consultas e exames apenas quando realmente necessário, evite faltar sem aviso e, sempre que possível, mantenha o acompanhamento com o mesmo médico generalista ou de família. Isso permite um cuidado mais contínuo e evita exames e procedimentos desnecessários, além de garantir mais qualidade na sua assistência.
Não sei qual especialista procurar. O que fazer?
Se estiver em dúvida, procure um clínico geral. Ele poderá avaliar seu caso e, se necessário, encaminhar para o especialista mais adequado.
Quando devo procurar o pronto atendimento?
Em situações de urgência ou emergência. Para outras demandas, agende uma consulta com seu médico ou utilize a telemedicina, que oferece atendimento digital a qualquer hora e de qualquer lugar, com mais conforto e segurança.
Preciso de pedido médico para fazer exames?
Sim. Apenas médicos podem solicitar exames. Evite insistir por exames desnecessários, especialmente os de imagem, pois a exposição à radiação pode trazer riscos à saúde e gerar desperdício de recursos. Sempre leve seus exames recentes às consultas, mesmo que tenham sido solicitados por outro profissional. Isso evita repetições e agiliza o diagnóstico.
Como posso organizar melhor meu histórico de saúde?
Mantenha um mini prontuário com informações importantes sobre sua saúde e de seus dependentes, incluindo receitas e resultados de exames. Leve esse material sempre que for ao médico, facilitando diagnósticos e evitando exames desnecessários.
Como agir em relação a realização de exames e cirurgias?
- Guarde e leve seus exames às consultas seguintes
- Questione seu médico sobre a real necessidade dos exames e procedimentos
- Para cirurgias eletivas, programe-se com antecedência e solicite autorização ao Saúde CAIXA
- Sempre busque entender os riscos, benefícios e alternativas antes de decidir por uma cirurgia
Só devo ir ao médico quando estiver doente?
Não. Consultas e exames preventivos são essenciais para detectar doenças precocemente, evitando internações e procedimentos complexos. Isso contribui para a sustentabilidade do plano e, principalmente, para a sua saúde. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso nos tratamentos.
Posso confiar nas informações da internet em vez de ir ao médico?
Não. A internet pode ajudar com informações gerais, mas não substitui a avaliação médica presencial ou a distância, que considera aspectos físicos, mentais e oferece orientação profissional adequada.
Como acessar a Telemedicina?
Você pode utilizar a telemedicina por meio dos seguintes canais:
- Aplicativo Saúde CAIXA
- Aplicativo NAV DASA
- Aplicativo Fleury Digital
- Central 24h da Sálvia Saúde: 0800 799 9922
Confira todas as informações sobre a telemedicina em https://centralsaudecaixa.com.br/telessaude/
Como posso contribuir para a sustentabilidade do Saúde CAIXA?
- Utilize o plano de forma consciente
- Participe de programas de prevenção e promoção à saúde
- Adote hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular.
O uso indiscriminado do plano impacta no valor que pago?
Sim. O uso descontrolado, como realização de exames sem motivo ou com muito frequência, além de poder causar ansiedade, aumentatar a probabilidade de resultados falsos e gerar custo de coparticipação financeira, pode influenciar no aumento do valor do plano, já que os gastos são divididos por todos. Usar com consciência ajuda a manter a sustentabilidade do Saúde CAIXA e beneficia todos os usuários.
Como posso conhecer melhor meus direitos e deveres como beneficiário?
Acesse o site da Central de Atendimento do Saúde CAIXA, leia as normas do plano (RH 221, RH 222 e RH 223) e fique atento às comunicações oficiais. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento.
É necessário assinar uma guia para cada atendimento?
Sim. Toda consulta, exame, internação ou procedimento gera uma guia do Saúde CAIXA que deve ser assinada pelo beneficiário ou, quando necessário, por seu acompanhante. Sempre confira os procedimentos descritos e nunca assine guias em branco e nem assine guias de procedimentos seriados sem que já tenha realizado o procedimento.
O que fazer ao identificar irregularidades ou fraudes?
Comunique imediatamente ao Saúde CAIXA. Sua colaboração é fundamental para manter a integridade do plano.
O uso consciente do Saúde CAIXA é uma responsabilidade de todos. Ao adotar boas práticas, evitar desperdícios e agir com ética, você contribui para a sustentabilidade do plano, garantindo que o benefício continue disponível e de qualidade para você, seus dependentes e todos os beneficiários. Cuide da sua saúde e do Saúde CAIXA!
Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, estamos à disposição para atendê-lo(a) a qualquer momento. Você pode entrar em contato com o Saúde CAIXA através dos seguintes canais de atendimento:
- Telefone (disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana): 0800 095 60 94
- Fale Conosco (formulário para envio de solicitações, dúvidas, sugestões, elogios): https://centralsaudecaixa.com.br/fale-conosco/
- Chat online: inicie o chat aqui
- WhatsApp (não disponível para áudio ou ligação): 61 991865878