Conforme Normativo, é necessária a atualização anual da Remuneração Básica de aposentados e pensionistas, que não possuem contracheque unificado.

Como enviar os documentos para atualização anual da Remuneração Básica

Ressaltamos a importância do Titular aposentado ou responsável por pensão, encaminhar anualmente o contracheque da Previdência oficial (INSS) e da Previdência privada (FUNCEF, PREVHAB, SASSE) para atualização da Remuneração Base.

Como enviar?

  • Via Fale Conosco: 1º Fazer uma solicitação > 2º Remetente: Beneficiário > 3º Serviço: Financeiro > 4º RENDA – Solicito atualização/alteração de remuneração base (docs anexos)

Quais os documentos devo enviar?

  • Aposentado/pensionista que tenha as rendas da FUNCEF/ PREVHAB/SASSE e do INSS em um único documento: A renda é atualizada anualmente por meio de uma rotina automática do sistema, não tendo geralmente necessidade do envio dos contracheques. O Saúde CAIXA poderá solicitar esses documentos a depender do caso ou o titular poderá ter a necessidade de enviar os documentos, caso verifique alguma inconsistência em seus descontos.
  • Aposentado/pensionista que tenha a renda separada deve apresentar os dois documentos:  contracheque FUNCEF/PREVHAB/SASSE  e contracheque INSS. Essa atualização não é automática e a soma dessas rendas compõe a remuneração básica. O Titular deve apresentar os dois documentos.
  • Aposentado/pensionista que não tenha vínculo com a FUNCEF: apresentar dois documentos,  o contracheque do INSS e a declaração que não existe vínculo com a fundação. 

Caso haja qualquer outra alteração cadastral necessária (estado civil, endereço, telefone etc) que não seja a de remuneração, o titular aposentado deverá comunicar o Saúde CAIXA separadamente da atualização da renda.

A atualização da renda será efetivada dentro do mesmo mês ou no mês subsequente à solicitação, dependendo do dia do envio e processamento da sua mensalidade.


FAQ - Perguntas Frequentes

É a atualização anual da remuneração base do beneficiário titular, que é utilizada como referência para cálculo da mensalidade e que também influencia o teto de 10% mensal de desconto de coparticipação, as regras estão disponíveis no MN RH 222 disponível no site da Central em https://centralsaudecaixa.com.br/normativos/

o ano vigente compreende o período de janeiro a dezembro do ano que ser quer atualizar a remuneração. Ex: remuneração do ano de 2022, deve-se considerar o período de janeiro a dezembro de 2022.

No contracheque FUNCEF, a informação está no canto superior direito com o nome: Ano Pagamento/Mês. No contracheque INSS a informação está no canto inferior esquerdo com o nome Competência/ Período.

É a soma do benefício/salário INSS e FUNCEF/PREVHAB/SASSE, quando o titular recebe das duas instituições – INSS e previdência privada.

Quando o titular possui apenas a renda do INSS, a remuneração básica consta apenas nesse documento.

No contracheque INSS a informação está no canto inferior direito com as seguintes identificações: MR e Código 101 – Valor Total de MR do Período. No contracheque FUNCEF a informação está no canto inferior esquerdo com a identificação “Remuneração Base”

É a Mensalidade Reajustada. Esta sigla é referente ao valor atual do benefício, sem descontos de imposto de renda, consignações, empréstimos bancários, débitos de pensões alimentícias, etc.

O documento está disponível ao titular no site https://www.gov.br/inss/pt-br.

Está disponível no site https://www.funcef.com.br

Para acessá-lo, basta informar o CPF, a senha e clicar em serviços no plano, abrir a aba contracheque e marcar a opção do demonstrativo, que pode ser salvo em PDF.

Em caso de dúvida, ligue para a Central de Relacionamento da FUNCEF: 0800 706 9000, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O Saúde Caixa considera para cálculo da mensalidade a remuneração bruta, o valor recebido como pensão, tanto INSS quanto FUNCEF/ PREVHAB/SASSE e não considera renda variável para composição de renda.

A remuneração INSS vem identificada no campo “Descrição Rubrica”, com o nome “PROVENTOS INSS”.

Somente é aceita a declaração emitida no site oficial da instituição. Não são aceitas declarações emitidas pelo beneficiário, feita de próprio punho ou digitada em computador.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos por meio da Central Saúde CAIXA: