TEA – Tratamento

O tratamento é multidisciplinar e pode ser composto de psicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, neurologista, psiquiatra, nutricionista, entre outros.

Atualmente a técnica ABA – Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada) – tem sido a mais utilizada no tratamento para autismo.

A proposta básica da ABA resume-se em estimular comportamentos funcionais e fortalecer as habilidades existentes, além de modelar aquelas que ainda não foram desenvolvidas, de forma que o indivíduo aprenda a interagir com a sociedade, estendendo o atendimento a todos os ambientes em que a criança vive.

O Método Denver é um modelo de intervenção precoce (aplicado entre 1 e 3 anos, podendo ser estendido até os 5 anos da criança), focado em pessoas com diagnóstico ou suspeita de TEA. Para sua aplicação, são usados princípios da ABA.

No tratamento fisioterápico é muito utilizado o método Bobath, que é uma abordagem de reabilitação neurológica, também utilizado por fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, para aumentar a habilidade em movimentar-se funcionalmente e de forma coordenada.

Há crianças que apresentam insônia, irritabilidade, falta de atenção e podem ser tratadas com medicamentos. Outras crianças, apenas com as terapias.

A família e a escola precisam participar do processo para que o tratamento seja mais eficiente.

Olá, precisa de ajuda?